Introdução Alimentar de Alergênicos
- Bruna Polese Rusig
- 17 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Quando introduzir alimentos mais alergênicos?
Estudos recentes mostram que a introdução precoce (6 a 9 meses) de alimentos alergênicos pode reduzir o risco de alergia, especialmente se para bebês que apresentam dermatite atópica ou outras alergias alimentares. O estudo LEAP mostrou um aumento do risco de alergia a amendoim 7 vezes maior em crianças que evitaram o alimento, em relação aos que consumiram desde os 6 meses de vida. É importante dizer também que o contato com o alimento alergênico deve ser mantido para que se obtenha esse efeito protetor, então não se recomenda fazer a introdução de alimentos que não sejam do hábito alimentar da família.
Quais são os principais alimentos causadores de alergias?
A ciência nos mostra que 8 alimentos são responsáveis por 80% das reações alérgicas: leite, ovo, trigo, gergelim, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar.
Como oferecer?
Leite
O leite mais adequado para o bebê menor de 1 ano é o leite materno ou a fórmula infantil, porém podemos utilizar o leite de vaca em pequenas quantidades, em preparações (como um purê de batatas), desde os 6 meses, com a finalidade de prevenir alergia.
Ovo
O ovo cru apresenta um maior risco de reação alérgica, então é recomendada a introdução do ovo cozido inicialmente e a partir dos 10 meses pode ser oferecido o ovo mexido. Desta forma já teremos a função de prevenção e um menor risco de reação alérgica.
Trigo
Pode ser oferecido na forma de macarrão. Escolher uma marca que contenha poucos ingredientes. Devemos introduzir o ovo separadamente, antes do macarrão, para evitar a introdução de 2 alergênicos ao mesmo tempo.
Gergelim
Pode ser oferecido através de receitas que contenham tahine, como o homus.
Castanhas e amendoim
Não devemos oferecer esses alimentos inteiros, pois podem causar engasgos. Elas devem ser bem triturados e misturados na papa do bebê, ou oferecidos em pasta insdustrializada que contenha apenas 1 ingrediente (misturar a pasta com papinha de frutas para evitar engasgos).
Peixes e frutos do mar
Devem ser introduzidos cozidos/assados e não crus, pelo risco de infecções. Retire os espinhos/partes mais duras.
Como fazer essa introdução?
Procure introduzir esses alimentos em um dia tranquilo em que a criança possa ser observada por 2 horas após o contato. Ofereça uma “ponta de colher” do alimento e observe por 10 minutos. Se não houver sintomas, ofereça o restante. Introduza apenas um alimento novo por refeição (não é necessário esperar 3 dias para apresentar um novo alimento).



Comentários